Um dos tipos de aplicações Web 2.0 que mais tem feito furor é o das redes sociais (social networks). Perguntem a qualquer adolescente se têm Hi5 e verão que a resposta é, na maior parte das vezes, “sim, claro! (dah)”. Esta rede, tal como o Orkut ou o MySpace, é mais usada principalmente para lazer.
Mas o conceito é já muito usado também a nível profissional, como é o caso da rede LinkedIn, e em larga medida também, do Facebook. Nestas, o relacionamento é explorado para apresentação de curriculum, contactos profissionais, ofertas de emprego, pedido de opiniões especializadas, etc.
A oferta alargada de licenciados e a escassez de empregos motivada pela crise, tem levado muitos jovens, habituados à utilização das redes sociais para entretenimento, a tirar partido desta experiência para se promoverem na rede global, para aproveitarem os serviços de procura de emprego e para deixarem a sua marca em termos de conteúdos.
A propósito deste tema, a SIC, na sua rubrica “Futuro Hoje”, apresentou uma reportagem muito interessante.
Outro fenómeno que começa a sofrer um crescimento exponencial é o Twitter. A escolha bem pensada das pessoas a acompanhar pode constituir também uma excelente ferramenta para se manter actualizado e na “crista da onda”.


![Reblog this post [with Zemanta]](http://img.zemanta.com/reblog_e.png?x-id=03a8a050-8af5-42a0-935a-3bc88ed40091)
10 Março 2009 ás 14:59
Saiba porque o twitter e os blogs já fazem parte das novas ferramentas de trabalho dos jornalistas!
Confira a entrevista com o Blogueiro Interney sobre estas ferramentas:
http://www.rbw.com.br/site/2007/site/novosite/wordpress/?p=223
25 Março 2009 ás 19:21
As pessoas que se sobressaem nas novas funções da web, em sua maioria, são “dinossauros” da rede que resolveram evoluir. Não é fácil educar os usuários para as novas tendências semânticas e colaborativas dos portais atuais.
Será que o Brasil – empresas por exemplo – vai se posicionar de forma a aderir essa nova onda?
http://www.rbw.com.br/site/2007/site/novosite/wordpress/?p=307