A utilização de ferramentas Web 2.0 no Ensino

Penso não haver grandes dúvidas que as ferramentas Web 2.0 têm enormes potencialidades de utilização no processo ensino/aprendizagem, quer na organização das próprias disciplinas e apoio aos estudantes, quer na utilização por parte destes na gestão dos seus trabalhos individuais ou em grupo, organizando o trabalho colaborativo, a investigação e o estudo. Factores de motivação dos alunos são outros dos benefícios que normalmente são atribuídos à utilização destas ferramentas.

Quando surgem novas ferramentas de trabalho, há muitas vezes dúvidas sobre a melhor e mais eficaz maneira de as utilizar, sobretudo por parte daqueles que estão menos habituados aos meandros das novas tecnologias.

A Web está, no entanto, repleta de experiências de quem tem gosto em partilhá-las.

Vicki A. Davis, no seu excelente blogue The Cool Cat Teacher, publicou algumas entradas relacionadas com a sua experiência na utilização de wikis no ensino das suas disciplinas.

Neste blogue podem encontrar dicas para outras ferramentas interessantes e muito práticas, baseadas na na aplicação na sua actividade docente!

Outras experiências de utilização de aplicações Web 2.0 no Ensino podem ser seguidas no blogue O Canto do PIGeCo, onde poderão acompanhar também outras actividades desenvolvidas pelo Grupo PIGeCo, relacionadas com os seus projectos integrados de gestão de conteúdos.

Anúncios

3 Respostas to “A utilização de ferramentas Web 2.0 no Ensino”

  1. Romana Maciel Says:

    Muito interessante este post! Estou a desenvolver a minha dissertação de mestrado precisamente sobre este assunto… Nesse sentido desenvolvi um portal de Geografia (a disciplina que lecciono) para alunos e professores do 9º ano. Convido-o a visitar o portal, a morada é http://planetageo.no.sapo.pt
    Até breve!
    Romana Maciel

  2. Lino Oliveira Says:

    Olá Romana

    Já visitei o seu site de Geografia e achei interessante.

    Ná área do ensino K12 e K16, há muita casos de estudo nos Estados Unidos e em Inglaterra onde pode colher ideias para aplicar.

    Eu utilizo diversas ferramentas Web 2.0 com os meus alunos do Ensino Superior, nemeadamente as que também utiliza (blogues, fóruns e wikis), como complemento à plataforma Moodle que usamos. Os resultados têm sido muito animadores. Os níveis de participação e sucesso têm sido bastante motivadores.

    Outra ferramenta que acho que poderia ser interessante para si é a plataforma de redes sociais Ning (www.ning.com). Através da criação de uma rede ning.com poderá congrear diversas ferramentas num único sítio, para além de poder tirar partido de um ambiente social.

  3. António Says:

    Lino conheces alguma biblioteca interessante com recursos web 2.0? Diz-me para eu poder visitar online.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: