E-Learning 2.0 – Inovação e Pedagogia

A TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho promoveu, ontem, o Seminário “e-Learning 2.0 – Inovação e Pedagogia” no Centro de Congressos da Exponor.

O evento, integrado na Feira Qualific@ – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, foi dedicado às pedagogias do e-learning, focando uma série de experências levadas a cabo por universidades, empresas e corporações na promoção de aprendizagens significativas para os alunos, formandos e profissionais portugueses.

Neste evento foram apresentadas ferramentas informáticas e plataformas de suporte ao e-learning, para além de projectos inovadores do ponto de vista tecnológico, pedagógico e social.

O leque de oradores foi de grande qualidade.

O programa foi o seguinte:

  • Parte I – INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
    Sessão moderada pelo Paulo Dias, Universidade do Minho.
    • CASPOE: Sistema para a Reutilização de Objectos de Aprendizagem
      Carlos Vaz de Carvalho e Isabel Azevedo, ISEP – Instituto Politécnico do Porto
    • Ferramentas inovadoras e conteúdos para eLearning
      Arnaldo Santos e Lúcia Moreira, PT Inovação
    • Repositório e-learning da TecMinho/UMinho
      Ana Dias e José Carvalho, TecMinho-UM
  • Parte II: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
    Sessão Moderada por Ana Augusta Silva Dias, TecMinho-UM
    • Inovação Pedagógica na UP
      Rita Falcão, IRIC, Universidade do Porto
    • Ensino da Toxicologia no âmbito do Projecto e-learningUP
      Fernando Remião, Fac. Farmácia, Universidade do Porto
    • Second Life e Educação
      Luís F. Pedro, Universidade de Aveiro
    • Inovação e Tecnologia na UM
      Filipe Rocha, SAPIA, Universidade do Minho
    • Aprendizagem em Rede – O caso da AML
      Ricardo Branco, Área Metropolitana de Lisboa
    • Projecto e-Conhecimento da TAP
      Jorge Santos Farromba, Centro e-learning TAP

Do debate, aqui ficam algumas das minhas notas:

  • A produção de conteúdo para e-learning, seja para o ensino superior ou para a formação profissional, não deve descurar os aspectos associados à comunicação e design – usabilidade, navegação, acessibilidade, design visual, interacção, informação, pedagogia –  de modo a produzir conteúdos apelativos e a cativar o aluno/formando, cumprindo igualmente os objectivos para os quais foram idealizados;
  • Os LMS (Learning Management Systems) não são repositórios digitais mas são usados muitas vezes apenas como tal;
  • O e-learning não vive sem tecnologia mas também não vive sem pedagogia;
  • A “distância tecnológica” entre formador e os formandos pode desvanecer-se  com a utilização expedita da tecnologia;
  • Curiosa definição sucinta das diferentes versões do e-learning:
    e-learning 0.0: auto-formação ou formação unidireccional
    e-learning 1.0: formador + formandos ou formação bidireccional; moderação
    e-learning 2.0: comundidades de aprendizagem
    e-learning 3.0: I-learning – MyLearning
  • As tecnologias não devem condicionar a aprendizagem; devem criar condições para que se aprenda sem se perceber a sua presença; o caminho passará pelos sistemas adaptativos que se adequam ao utilizador;
  • É preciso desenvolver ferramentas que possam ser integradas na vida das pessoas;
  • Num cenário de e-learning, é preferível utilizar menos ferramentas diferenciadas; caso contrário, corre-se o risco dos formandos perderam mais tempo a aprender as ferramentas do que o conteúdo;
  • É imprescindível que a preocupação com as ferramentas não nos faça perder a noção dos objectivos a alcançar;
  • Os alunos são “activos digitais”; não estão preocupados com as ferramentas; eles megulham nelas;
  • O professor dá algo mais do que o Google e a Wikipedia podem dar;
  • O ciclo da procura da informação/conhecimento:
    Onde obter  »  Validar  »  Compreender  »  INFORMAÇÃO/CONHECIMENTO  »  Aplicar/Difundir
  • O Second Life (SL) não é a plataforma ideal para repositório de conteúdos mas tem um potencial enorme de interacção entre os alunos e entre estes e os docentes;
  • Bolonha representa uma carga muito grande de trabalho não presencial; por isso, o acompanhamento dos alunos nessa fase é importantíssimo;
  • Num dado instante, os visitantes de um determinado sítio web não sabem habitualmente quem são os outros visitantes que nesse mesmo instante partilham consigo a visita; isso não acontece no SL, os visitantes sabem e podem interagir com eles
  • No SL, existe uma diluição dos papéis de docente e aluno no contexto educacional o que favorece a sua interacção;
  • Temos de evoluir de um ensino a distância para uma aprendizagem a distância;
  • The Changing Intraweb – Gary Hayes
    Web 1.0 (push)  » Web 2.0 (share)  »  Web 3.0 (live)

As comunicações e os debates foram muito interessantes e esclarecedores e fizeram germinar já algumas ideias.

A organização teve ainda a amabilidade de oferecer a todos os participantes duas prendas excelentes: um CD-ROM com a “Ferramenta de Concepção de E-Conteúdos para E-Learning” e o livro “E-Conteúdos para E-Formadores”.

Mais informação sobre este seminário ou sobre outros temas relacionados com o e-learning podem ser encontrados no Centro E-Learning da TecMinho.

Nota: post cruzado com O Canto do PIGeCo

Anúncios

3 Respostas to “E-Learning 2.0 – Inovação e Pedagogia”

  1. Apresentações do Seminário “e-Learning 2.0 - Inovação e Pedagogia” « Web 2.0 PT Says:

    […] Apresentações do Seminário “e-Learning 2.0 – Inovação e Pedagogia” 20 Março 2008 — Lino Oliveira A TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho promoveu, no passado mês de Fevereiro, o Seminário “e-Learning 2.0 – Inovação e Pedagogia” no Centro de Congressos da Exponor, conforme vos dei conta aqui. […]

  2. Avaliação da Aprendizagem em e-learning « Web 2.0 PT Says:

    […] 30 Janeiro 2009 — Lino Oliveira Tal como aconteceu no ano passado (ver notícia aqui), a TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho vai organizar mais uma […]

  3. Avaliação da Aprendizagem em e-learning « O Canto do PIGeCo Says:

    […] da Aprendizagem em e-learning Tal como aconteceu no ano passado (ver notícia aqui), a TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho vai organizar mais uma […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: