Blogue … como exercício profissional

Como muitos de vocês sabem, exerço a minha actividade profissional principal como docente numa instituição de ensino superior.

A Web 2.0 está sempre muito presente quer nas minhas actividades lectivas quer nas minhas actividades de investigação.

Assim, entre outras coisas:

  • Utilizo social bookmarking para registar links favoritos e deixar comentários sobre eles, muitos deles direccionados para os alunos (uso o Diigo e o Delicious);
  • Crio e mantenho wikis como repositório de conteúdos ou gestão de trabalhos de grupos dos alunos (uso o wikispaces, o wetpaint e o wikidot);
  • Faço parte de redes sociais para manter relacionamento e troca de experiências com colegas, alunos e ex-alunos (ex. Ning, LinkedIn, Facebook);
  • Sou membro de sites de partilha de conteúdos para os tornar acessíveis aos meus alunos (e não só!), no âmbito de unidades curriculares ou fora delas (ex. Slideshare, YouTube);
  • Utilizo agregadores de canais RSS para me manter a par das novidades sem grande esforço e num único sítio (uso o Google Reader).

Mas de todas as ferramentas da Web social, não poderia faltar a ferramenta Web 2.0 por excelência: o blogue!

Os blogues são usados em diferentes contextos, com diferentes finalidades mas sempre recorrendo às suas principais e fundamentais características:

  • Facilidade de utilização para criação de conteúdos;
  • Implementação de um mecanismo simples mas extremamente eficaz de gestão de opiniões e comentários.

No campo da investigação, o blogue funciona como um logbook ou diário onde registo todos os conteúdos e ferramentas que vou encontrando. Serve também para registar as reflexões que faço de determinadas matérias, de as dar a conhecer e de sobre elas receber opiniões.

É por apreciar estas vantagens dos blogues que incuto nos meus alunos o hábito de a eles recorrerem no desenvolvimento das suas actividades académicas.

Por isso, é habitual, nas unidades curriculares de que sou docente, os alunos usarem blogues no desenvolvimento de trabalhos práticos ou no âmbito de Estágios Profissionais, sobretudo para desenvolvimento de temas de investigação, registo diário de actividades desenvolvidas, resumo de bibliografia consultada, recolha de opiniões e comentários de docentes e colegas, etc. É uma ferramenta excelente porque os ajuda a reflectir sobre o que escrevem, tanto mais que sabem que o que vão publicar fica disponível publicamente.

Não tenho a menor dúvida que estes alunos utilizarão as ferramentas Web 2.0 em geral, e os blogues em particular, no exercício das suas actividades profissionais futuras.

Nota: Dei-vos conta aqui da realização da 2ª Caminhada de Bloguistas bad&lis. Apesar de não poder estar presente, o Pedro Príncipe desafiou-me a participar através do envio do meu testemunho para partilha e reflexão num dos 3 momentos de descanso durante a caminhada. O post que acaba de ler foi o meu contributo: foi lido na aldeia de Drave bem junto à ribeira. Pode ler os restantes contributos aqui. Parabéns Pedro pela iniciativa!

Reblog this post [with Zemanta]

2 Respostas to “Blogue … como exercício profissional”

  1. Pedro Príncipe Says:

    Obrigado pelo contributo.
    O cibertecário registou o momento em que foram lido este post…
    Está aqui >> http://1.bp.blogspot.com/_rmPLuUVduLM/Sc_-NCDzH9I/AAAAAAAABCY/8QhdTEtTwsg/s1600-h/blog10.jpg

  2. Lino Oliveira Says:

    Muito obrigado pelo registo do momento histórico. 🙂


Deixe um comentário