Motivação

Desde há muito utilizo a Internet nas diversas actividades em que estou envolvido, nomeadamente como suporte das disciplinas de que sou docente.

Acompanho com interesse os desenvolvimentos que vão surgindo no mundo da Web, desde as tecnologias que aparecem, até às ferramentas que nos permitem utilizá-la da melhor maneira.

Não pude, por isso, ficar indiferente à revolução que se deu neste meio – a Web 2.0 – e que permite uma maior participação dos utilizadores e novas formas de cada um poder expressar a sua opinião on-line, sem se sentir intimidado pela tecnologia.

Foi uma enorme explosão! Blogues, fóruns de discussão, redes sociais, wikis, sindicância, publicação e partilha de imagens, música e vídeo.

Muitos e muitos utilizadores da Web passaram a ser muito mais do que meros consumidores da informação. Passaram a ter um papel mais interventivo. Passaram a ser produtores de conteúdos. Eles próprios!

O interesse pela Web Social levou-me a escolher esse tema para o meu doutoramento em Informática, em particular a sua utilização no Ensino Superior. Interessa-me entender o aspecto motivacional desta “nova Web” que leva os jovens a participar intensamente e conseguir explorá-lo no processo de ensino/aprendizagem.

A investigação que tenho levado a cabo neste âmbito, tem-me permitido tomar contacto com diversas novidades tecnológicas e novas formas de as usar.

Como tenho por hábito partilhar com os meus amigos e colegas muitas das coisas que descubro, enviava regularmente mensagens com ligações e comentários acerca dessas tecnologias, aplicações e ferramentas.

Decidi iniciar, neste novo ano, a publicação dessas mensagens neste blogue. Não só os meus amigos poderão continuar a acompanhar as minhas descobertas, como poderei torná-las acessíveis a outras pessoas interessadas.

Espero que aquilo que aqui for publicado seja do seu interesse.

Este é o meu contributo para a Web 2.0 porque afinal … a Web Somos Nós!

Nota: este foi o texto do primeiro post deste blogue, no dia 1 de Janeiro de 2008.

Uma resposta to “Motivação”


Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: